Lábia, Falácia e Enganação

Como se diz por aí, estamos na estação de caça ao pato. Vereadores e Prefeitos, que antes cortavam caminho e faziam mágicas para desaparecer da tua frente, agora vão ser apresentar como os melhores amigos para sempre.

E ainda vão dizer:

  • “Mas rapai, tu sumiu. Pensei que tava no Sul. Homi, faça isso não. Eu tinha uns troço pra te dar…”

E está feita a enrolação. Com uma lábia dessa, baixa até avião inimigo, tá russo. Tá ligado?

Mas não pense que isso é tudo. Você ainda não viu nada. Com ajuda de inteligência artificial e fake news, os candidatos vão deitar e rolar pra cima do povo. Os discursos mais lindos do Universo e as imagens mais espetaculares. Você vai se encantar. 

Vão prometer estradas e mostrar o resultado final antes de começar, com os carros já trafegando, e com tu dentro – a caminho do hospital.

Vão prometer uma escola novinha, em tempo integral, com merenda geral, com um salário para cada aluno, tu vai sentir o dinheiro na mão – mas não vai ver nem a cor.

Num brinque não se aparecer candidato com carro zero pra tu, elétrico, automático, documentado, nas cores do teu time, com um robô de motorista. Acorda, eleitor, solta essa corda que te prende.

Estive vendo que os candidatos passaram os últimos quatro anos estudando e aprendendo como ludibriar, engalobar, enrolar, dar uma rasteira no eleitor. Eles sabem que o eleitor tem a arma celular para se informar, mas eles desenvolveram novos modelos de caça ao voto. São bestas, não. Estão super na frente.

Tem Governador fazendo obra adoidado. Tem Prefeito calçando ruas pra todo lado. Tem Vereador gastando sola de sapato sem parar. Pergunto a você: POR QUE SOMENTE AGORA? Resposta: Essas obras são para adoçar a vitamina de espinhos que vão empurrar no povo.

E como sabemos, a culpa é do povo, que não se liga, não tem responsabilidade, não vive a política como deveria. Se tudo que acontece numa República Democrática sai da política, é lógico que o povo deveria estar muito mais interessado nas coisas que DEFINEM suas vidas e negócios.

Se o povo se preocupasse mais com a política do que com o futebol, se o povo se preocupasse mais com a política do que com o seu time, se o povo se preocupasse mais com a política do que com a praia, se o povo se preocupasse mais com a política do que com a balada, se o povo se preocupasse mais com a política do que com o shopping… … talvez, talvez, estivéssemos no ponto de obter o respeito devido dos políticos e aptos a PREPARAR E ESCOLHER os nossos representantes.

Como você não se preparou, como o povo não se mobilizou para apresentar Seu Melhor candidato, Alguém saído da competência, Alguém realmente confiável, Alguém totalmente engajado na solução dos problemas, então, vai ter que votar nesses políticos de carreira, políticos vitalícios, políticos corruptos. O que fazer, então?

Exigir um Plano de Governo dentro da realidade. Mas isso é assunto, para outra matéria. Aguarde.

G. G. Carsan®

Sobre g. g. carsan

comunicador, escritor, fotógrafo e webdesign
Esse post foi publicado em Coisa Ruim, Comunicação, Política e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário