João Idalino – Trajetória de Sucesso

Caros amigos, a ascensão de João Idalino ao Poder merece uma reflexão e alguns comentários que trato de fazer agora, para que não se percam no tempo que tudo faz e põe fim, ficando as lembranças nem sempre bem contadas.

IMG_0241

Os mais vividos lembrar-se-ão tranquilamente dos tempos em que Joãozinho era motorista de ambulância, indo e vindo pelas estradas esburacadas de outrora, levando e trazendo doentes, uma vida dura, corrida, com aquele carma de que uma vez  motorista, motorista para sempre, isso apesar de ter uma profissão de protético e a família trabalhar com panificação e ser proprietária de terras.

Mas João entrou para a política na primeira oportunidade surgida com Zé Eugênio, em 1983, quando pegou 6 anos de mandato e presidiu a Câmara duas vezes – e nesse período se construiu o edifício da Câmara. Parece que ele gostou. Depois passou pelos governos de Ramon em 89, de Luiz José em 93, de Antonio Justino em 97, de Luiz em 2005, sempre como Vereador, fechando aí incríveis 5 mandatos na Casa Legislativa, fato que se diga, não é fácil – e a história comprova.

Houve um contratempo na carreira política de João Idalino. Foi quando empatou voto a voto com João Justino e perdeu o acesso à Câmara devido ao critério de desempate ser a idade e favorecer o mais velho. Podemos dizer que perdeu por 1 voto na eleição de 2000.

Mais a frente, João formou chapa com Antonio Justino, rompendo com o prefeito Luiz José, perdendo o finalzinho do mandato e indo para as urnas. Antonio (prefeito) e João (vice) se elegeram em 2008 e assim, o Homem de 5 mandatos se tornou Vice-Prefeito, fato que repetiu em 2012, cumprindo essa função até 2016.

Como desde a Era Antonio Justino se falava de sucessão, pois isso é um assunto palpitante e rege as rodas de conversas e fofocas, ficou estabelecido que o componente do Grupo melhor ranqueado, seria o candidato. E o nome de João Idalino, sempre forte, abocanhou a vaga, o seu nome foi para o povo, houve todo um trabalho e aconteceu. Junto com Demétrio Ferreira, foram eleitos para o mandato de 2017 a 2020.

Ao longo de sua vida política, João Idalino pode também trabalhar na iniciativa privada, favorecido pelos tipos de cargos eletivos que não demandavam presença severa, ou melhor, deixavam-lhe tempo extra para se jogar em outras atividades. Assim, João iniciou de maneira gradual a formação de um capital considerável, construindo diversas edificações em várias partes da cidade e abrindo o primeiro posto de combustíveis do município, o que lhe tornou admirado pelo povo – um homem íntegro, trabalhador.

Nesse tempo, também criou e educou os filhos junto com a esposa Noélia Pereira, mostrando-lhes os valores de uma vida regrada e voltada para o trabalho, para o empreendedorismo, como bem podemos ver todos atuando em setores da iniciativa privada, exceto Denizar, que galgou o cargo de Vereador pela segunda vez consecutiva.

Não há dúvidas, não há o que contestar, podemos concluir que João cultivou o sonho de ser Prefeito, que João fez por onde se tornar Prefeito, que João lutou para ser o Prefeito. E conseguiu, ao seu modo, fazendo uma campanha pé no chão, ciente dos problemas nacionais e estaduais e municipais, sabendo que enfrentará muitos desafios e que mais uma vez terá que usar de toda sua habilidade para administrar o município. João está para começar o seu 8º. mandato como representante do povo. Nenhum outro donainesense conseguiu chegar nem perto desse número. Sem sombra de dúvidas, a sua longa e brilhante trajetória política lhe dão as ferramentas e conhecimentos para obter o desejado e sonhado sucesso no cargo maior a que se dispôs alcançar.

Agora as coisas mudam de figura, pois não administrará apenas seus negócios, mas sim um município com 10.500 habitantes, a quem precisa atender com carinho, zelo, responsabilidade, carisma, tolerância, lembrando que o Prefeito é um representante e empregado dessa gente toda, e claro usando das suas prerrogativas do cargo para fazer isso da melhor maneira possível… e ainda as danadas das burocracias governamentais de tribunais e órgãos federais que azucrinam as melhores cabeças, mas que são necessárias para o bom andamento das tarefas.

Sem  dúvidas que se João Idalino estiver em sintonia com os cinco princípios básicos da administração pública estará com o seu governo baseado sobre os pilares da pedra de lajedo e que será coroado de sucesso na sua nova e tão almejada caminhada. São eles: obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

Períodos das eleições de João Idalino:

1º. – 1983 – 1988 – Vereador

2º. – 1989 – 1992 – Vereador

3º. – 1993 – 1996 – Vereador

4º. – 1997 – 2000 – Vereador

5º. – 2005 – 2008 – Vereador

6º. – 2009 – 2012 – Vice-Prefeito

7º. – 2013 – 2016 – Vice-Prefeito

8º. – 2017 – 2020 – Prefeito

Finalizamos parabenizando a João Idalino, por saber planejar, por levar adiante o seu projeto de vida, por ter a paciência e sabedoria necessárias para realizar na hora certa. E desejamos sucesso, que possa realmente fazer o melhor pelo município, governando para todos, visando o bem-estar da população, dos fatores culturais do povo e do respeito para com a mãe natureza.

G. G. Carsan (dez/2016)

(Nossos Boas Festas a Todos)

Anúncios

Sobre g. g. carsan

comunicador, escritor, fotógrafo e webdesign
Esse post foi publicado em Administração Pública, Municipalidade, Política e marcado , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s