A Queda do Clã Maranhão nas Ararunas

Quando, em 2008, Antonio Justino venceu Luís José e decretou o fim de uma Era na política de Dona Inês, o Mundo quase veio abaixo.
Quando, em 2012, Cícero venceu Hugo Alves por apenas 1 voto, a antiga Caiçara quase implodiu e foi parar em Marte.
Grandes vitórias, inesquecíveis vitórias, importantes vitórias…
Mas, do alto da branquidão dos meus fios de cabelo e olhando para o Oeste cinzento das Ararunas, instigado pelo heroísmo de grandes conquistadores como Gengis Khan, Tamerlão e Átila, que dominaram vastos impérios em Eras Passadas, curvo-me e quedo-me a imaginar a dimensão, a densidade e a importância do resultado da eleição de Araruna, na PB, onde Vital Costa, depois de várias lutas eleitorais, conseguiu desbancar o Clã Targino Maranhão.
Desde que o poder do Barão de Araruna foi tomado pelos Targino Maranhão, há mais de 60 anos, que não se ouvia tamanha zoada para aquelas bandas.
Vital Costa venceu Luiz Azevedo por 1.443 votos na disputa eleitoral para Prefeito em  2 de outubro de 2016. Tá, e daí?
Daí que Vital Costa venceu o candidato do Clã Maranhão e alguém sabe o peso desse Clã na política brasileira?
Cumpre, cabe, é necessário dizer, que Vital Costa venceu o poderosíssimo Senador José Maranhão de já foi deputado estadual, deputado federal, vice-governador e governador do estado da Paraíba em três ocasiões; que venceu o Deputado Federal Benjamim Maranhão; que venceu a Deputada Estadual Olenka Maranhão, e que venceu a eterna Prefeita de Araruna Vilma Maranhão.
A força, o poderio, as influências do Clã Maranhão é tão grande quanto aquelas de José Sarney no Maranhão, de Jáder Barbalho no Pará, de Tancredo Neves em Minas Gerais.
Mas quando as coisas tendem a degringolar fica difícil segurar. Vital Costa aproveitou o momento em que nenhum ente sanguíneo podia concorrer, colocando um indicado do grupo, o que fez com que perdesse força. Um sinal da mudança dos ventos foi a notícia de que três dias antes da eleição, o todo-poderoso Senador José Maranhão foi obrigado a deixar o Aeroporto de Araruna (construído sob o seu governo estadual apenas para receber a sua aeronave) por uma viela secundária, ao ser confrontado por cidadãos incomodados com a sua presença. Isso não é legal, mas mostra o grau de desaprovação e desgaste que conquistou.
Diz-se que o Povo não aguentava mais, porém não tinha forças para lutar. Lógico que existe os seguidores do Clã que defendem suas conquistas com a vida. Isso é natural.
Por isso afirmar que Vital Costa fez igual a Davi contra Golias e se tornou um Grande como Alexandre, que conquistou vastos impérios.
E vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos. Maranhão volta na próxima? Vital conseguirá um bom governo? O que vem por aí?
G. G. Carsan

Sobre g. g. carsan

comunicador, escritor, fotógrafo e webdesign
Esse post foi publicado em Política e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s