Eleição é Tempo de…

Caros amigos, estamos na corrida das eleições municipais em todo o Brasil e tem umas coisas que precisam ser lembradas, para que ninguém se iluda pensando que é bobagem a guerrinha que se faz nesse período.

Claro que o pleito passa e sobram os vencedores e os vencidos, aquela chateação para estes, e todos passam a ser os cidadãos de sempre perante a gestão (ou deveria ser assim), com os mesmos direitos e deveres, pois a fatia dos recursos é formada pelos impostos de todos, e como tal, deve ser repartida de forma equânime.

Protestos 15 de março em São Paulo

Cada um pede o seu

Durante o período de campanha, o que se observa é a divisão das forças políticas (e os agrupamentos) visando garantir o poder a ferro e fogo. Sim, de qualquer forma. E o povão segue firme nessa linha porque precisa garantir a sua sobrevivência. É o emprego de um pai de família, é a tentativa de garantir trabalho para uma filha, é a aspiração a um contrato de prestação de serviço, é a facilidade quando precisar de um medicamento ou de um transporte, é a participação nas licitações, é estar perto do poder, etc.

Tempo de eleições é hora de batalhar para conseguir a vitória. Seja a vitória da ideologia, do plano de governo, do ser mais forte do que o outro, da disputa pessoal entre pessoas que não se entendem. Para isso, as partes, tanto candidatos quanto eleitores partem para o tudo ou nada. São agressões verbais, lavagem de roupa suja, ações na justiça, demonstrações de força em comícios e carreatas, acusações de toda sorte, golpes baixos, brigas, tiros e até mortes.

Outro fator importante nessa época é a aplicação, o investimento, o gasto do candidato para se eleger, queimando quantidade impressionante de capital próprio e de doações de terceiros, seja com compra direta de votos, seja com estrutura. Isso serve para mascarar a eleição e nem sempre se elege o melhor, mas sim aquele que tem mais recursos. E depois de eleito, ele vai correr atrás de recuperar os gastos, com juros e correção.

Então, ninguém se engane pensando que eleição é uma bobagem. A luta é real, a briga é de verdade e ali está a real oportunidade de alguém subir alguns degraus na vida, de forma mais fácil e rápida, ou ficar para trás vendo outros levar as vantagens que poderiam ser suas.

De modo genérico, algumas pessoas antipatizam com um partido ou candidato não por ideologia ou projeto, mas simplesmente porque um desafeto faz parte daquele grupo, mesmo que seja um simples eleitor, às vezes um vizinho antipático. Outras escolhem um lado ou posição porque não foram atendidas na única vez que foram pedir algo na Prefeitura.

Eleição é tempo de luta por posição na hierarquia municipal, acontece em toda parte, sem tirar nem por, e conclui-se que o processo rola durante todo o mandato, quando os eleitores vão marcando posições e tomando atitudes, que lhes levam aonde melhor lhes aprouver. Não é à toa que muitos cidadãos passam 4 anos de um lado, combatendo, falando mal, xingando,  e perto do pleito eleitoral, aderem ao lado adversário, tendo em vista as benesses… e não pasmem, chegam posando de bons moços, geralmente apresentando condições, visibilidade e angariando espaços – na verdade causando um problema na nova casa, pois ocuparão espaço que eram de correligionários certos e valorosos – alguns fazem o caminho inverso, desgostosos com a nova realidade.

Enfim, a eleição é um jogo importante, de grandes movimentos de poderes, com o povo em combate aberto e viril, buscando garantias de melhorar suas vidas, de modo muito individualista, sem se importar muito com políticas públicas, com avanços sociais, etc… pois isso vem em segundo plano. Primeiro eu.

G. G. Carsan, para A Voz da Serra.

 

Sobre g. g. carsan

comunicador, escritor, fotógrafo e webdesign
Esse post foi publicado em Pensando Bem, Política e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s