ELOGIAR É SEMPRE PRECISO… 2014…

Caros amigos da Serra,

… e adjacências globais…

Acho lindo quando chega o fim do ano para fazer aquelas felicitações de boas festas e realizar uma análise-balanço do que passamos durante os últimos 365 dias. Cascalho! nunca um ano foi tão recheado de notícias… quem precisa de tufão, de terremoto, de tsunami, de nevasca, de guerra?

A nível interno, até que consegui velejar bem nesse ano de tantas contradições históricas e notórias. A minha saúde está em dia, quase ganhei na mega-sena, a família aumentou, fiz algumas dezenas de novos contatos, ganhei vários presentes. Tá, e os outros?

Mas quero mesmo elogiar o Brasil, que conseguiu realizar as maiores proezas de todos os tempos. Iniciamos o ano com grandes notícias do Mensalão e terminamos com as mega denúncias da Petrobrás lavada a jato por mercenários fela-**#$ do colarinho branco…

enganoE no meio desse caminho tivemos as ultra espetaculares manifestações Não Vai Ter Copa, que nos deu um ar heróico à francesa, mas que não passou disso. Tivemos a Copa e esqueceram-se as manifestações… mas que Copa, aquela em que o Brasil ia se reafirmar e recuperar da derrota em 1950 e fincar pés, a Copa das Copas, a primeira da Era Moderna, a maior, a mais vista, e fizemos um sucesso danado, pois conseguimos Maravilhosos Estádios construídos a preço-de-banana, formamos um time Globetrother imbatível e heróico, capaz de tomar 7×1 sem reagir apenas para mostrar a sua hombridade e solidariedade com o adversário. Nessa história sumiu uns 2 BILHÕES. Finalmente o brasileiro conseguiu parar um mês, pois é um país onde se trabalha sem feriados, de domingo a domingo, ninguém gosta de fim de semana e de feriado. Com a Copa parou tudo, a indústria, os serviços, a aviação, os bordéis. Todos foram para os estádios ver o Brasil passar… na Globo.

Terminada a Copa, começou o processo eleitoral. Que maravilhosa é a Democracia. Todo mundo querendo votar e eleger os mais dignos candidatos. E como foi difícil escolher. Só nomes famosos, tudo boa índole, todos interessados em fazer o melhor. Gente, acorda! belisca! Era tanta mistura, foi um pleito esculhambado, foi tanta coligação que nem os candidatos sabiam o que estavam fazendo. No município apoiava cicrano, no estado fulano, do país beltrano. E ainda tivemos primeiro e segundo turno, pra alongar o trem e dar tempo de subtrair mais. Enquanto isso o País parado sem produzir nada, todo mundo esperando as definições. E o Governo Central mandou máquinas para todos os municípios e a pergunta é: quanto terá sido o ágio dessas máquinas?

A justiça brasileira, uma das mais eficientes do Planeta foi exemplar até debaixo d’água, julgando tudo e todos com rapidez. A escalada do crime parou por completo. Tá, agora acorda. Botaram Joaquim Barbosa de castigo e vimos as polícias prendendo e a justiça soltando. Os mensaleiros foram presos e já estão soltos. Continuamos prendendo apenas os ladrões de galinha.

feliz-ano-velho1Bom, o escândalo da hora é o da Petrobrás. São BILHÕES desviados da estatal, com um mundo de acusações contra políticos. Com essa notícia espalhada, o Brasil finalmente está na mídia internacional, ganhando elogios pela sua sabedoria em desviar recursos. Os brasileiros poderão dar aulas, agora comprovadamente com Diploma, de como formar corruptos em escala universal, com pós-graduação em se manter longe das grades prisionais e com doutorado em corrupção-liberdade-poder. Claro, aqui no Brasil, pratica-se o delito, pisa-se os idiotas e consegue-se eleição para comandar o país. Somos um país invejável. Espera-se que agora o Brasil vire país de Primeiro Mundo.

Elogio também para o PIB 2014. Alguns pessimistas do Banco Central disseram no início do ano que seria um índice de 4,5. Depois caiu para 3,0. E foi diminuindo de tamanho. Vamos, dizem, fechar o ano em 0,5… mas é conversa de pessimista. Vai ser algo como -2. Pra que PIB grande se temos Bolsa Família, se temos água da transposição*.

Na parte climática também são apenas elogios para as chuvas torrenciais caídas no Nordeste, com cacimbas, barreiros, açudes, barragens e rios transbordando… e em São Paulo, diversas inundações nas principais artérias, vindas de reservatórios sempre cheios. Dizem que em São Paulo vai faltar água. Que nada. Em São Paulo o povo sabe das coisas, vão fabricar água potável, talvez transformando asfalto e aço em líquido e bebendo, pois se Sampa parar, o Brasil todo vai junto pro buraco. Aí sim seria papo pra pessimista.

Por falar em Transposição do São Francisco, que vai de vento em popa, pois passou de 4,5 BILHÕES ncorruptoo início para lindos 8 BILHÕES atualmente e haja água pra todo lado… ‘está fazendo água’… e qualquer otimista acredita que precisa de mais 8 BI para a água chegar com partículas douradas, de ouro, pra gente beber. E quando a água chegar, ela vai para as casas e propriedades até 200 km de distância por dutos de fibra óptica trazidos gratuitamente do Iraque e Afeganistão.

Os olho-gordos, os misera, os maleditos, esses dizem que o Governo não segurou as tarifas de energia elétrica e de combustíveis, visando a sua vitória eleitoral. Para estes digo que foi isso mesmo, mas não tem o que chorar. Os preços vão aumentar bastante em 2015 e 2016. É hora de pagar a conta da Copa, do Mensalão, da Petrobrás, da Transposição, da Eletrobrás, do Ibama, da Vale do Rio Doce, de Itaipu. Mas pagar é obrigação do povo, dos empresários, da classe média, que vive chorando de barriga cheia, pois recebem boas escolas, bons hospitais, boas rodovias, bons serviços públicos. Está tudo redondo nesse nosso Brasil.

Por isso creio que elogiar é preciso, é nossa obrigação. E aplaudir tudo que tivemos em 2014, inclusive o grande e magnífico enriquecimento do filho do ex-Presidente Lula, que de pé-rapado passou a multi-milionário em 8 anos. Quem não quer conseguir também? É só ter um pai Presidente.

Um abraço a todos e boas festas…

Geraldo Guilherme, escritor e cidadão otimista.

Sobre g. g. carsan

comunicador, escritor, fotógrafo e webdesign
Esse post foi publicado em Em Cartaz e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s