TODOS PRA COZINHA

Caros amigos da Serra,

Você está na Cozinha!

Rua principal da Cozinha

Todos podem atestar que até 2009 o povoado, ou melhor, Distrito de Cozinha foi palco de um crescimento muito pequeno e quase totalmente desprovido de atenção e cuidados das administrações que passaram. Ou seja, à Cozinha foi dado o mínimo necessário e algumas coisas com propósitos que não foram alcançados e até perigosos.

O açude construído apresenta dois problemas graves. O primeiro é que juntava água não tratada e ainda tinha o livre acesso para a entrada de animais até o seu leito, garantindo que a água seria sempre suja. E aonde é que entra os cuidados com a saúde? Segundo, que na posição que foi construído, se houver um arrombamento da barragem, destrói a povoado em boa porção, certamente causando prejuízos e mortes.

Bem, de lá pra cá as coisas mudaram. E por quê? a resposta é simples. Porque os cidadãos daquela região resolveram mudar e apostaram fortemente nas propostas e promessas do atual Prefeito. Se assim não tivessem feito, estariam do mesmo jeito. Mas o que mudou?

Todos devem lembrar que até pouco tempo as três ruas do povoado eram de terra, com muita poeira no verão e lamaçal no inverno. Hoje tem calçamento e calçadas (foto). Todos atestam que a escola foi reformada e ampliada, evitando o deslocamento diário dos alunos para a cidade, onde se perde tempo e se tem um gasto maior – e diga-se de passagem, evita-se que os alunos ‘matem’ as aulas para ficar perambulando pelas ruas. Muitos foram beneficiados com banheiros e com isso ganham em saúde. O povo agora tem como se divertir com a sua festa de padroeiro e com eventos realizados na vila, como os festejos juninos. Passado o período chuvoso, qual foi a primeira estrada a ser recuperada? a da Cozinha.

Antes ninguém se deslocava até a Cozinha se não fosse para pedir um voto. Agora é diferente. Aquela gente é assistida de diversas formas. E com isso, ganham também os sítios vizinhos, que  com o aumento do comércio vão ali se suprir de suas necessidades e se aproveitam da estrutura que melhorou muito.

E volto a dizer: tudo isso porque o povo fez uma escolha, uniu-se em torno de uma promessa, fez a aposta certa.  Aí tem um outro fator que ajudou bastante: a confirmação da palavra dada. O Prefeito está cumprindo as promessas. Alguns podem dizer: Mas está fazendo a sua obrigação. Certo, mas pergunto: Quantos cumprem com as suas promessas e com as suas obrigações? Das vezes anteriores, talvez, houve a promessa, mas não saiu de conversa fiada. Dessa vez, está acontecendo e não é milagre não, minha gente… é apenas ‘coisa de homem’, que promete e cumpre. E termino dizendo que todos devem agir assim. Colocar o que é prioridade e correr atrás.

Geraldo Guilherme, blogueiro, fotógrafo.

Sobre g. g. carsan

comunicador, escritor, fotógrafo e webdesign
Esse post foi publicado em Administração Pública e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s