Pesquisa na Serra Aponta Pouca Mudança

Caros amigos da Serra,

Foi publicada uma pesquisa realizada esta semana em Dona Inês – PB e pelos números que se apresentam, podemos concluir que não haverão mudanças substanciais na composição da Câmara de Vereadores, exceto pelo fato de haver maioria situacionista de 6 x 3.

Embora mais da metade não tenha opinado ou se declarado, o que se vê é que aqueles que assim o fizeram estão pouco propensos à mudanças. Se de um lado aparecem 3 novos nomes que nunca tiveram cargos eletivos (Denizar, Edmilson e Luiz Alves), temos as permanências de Dema (4 mandatos) e Leda (2 mandatos), as reeleições de Demétrio e Damásio e as voltas de Nequinho e Wellington.

Dos novatos, temos que Denizar é praticamente sucessão do Vice-Prefeito João Idalino e Edmilson é uma continuidade do Vereador Herminho.

Eis o que diz a pesquisa:

PERGUNTA: Se as eleições para vereador de Dona Inês fossem hoje, em quem o (a) Sr. (a) votaria? (Pergunta Espontânea)

Não sabe/não quis opinar – 51,01%    –    Denizar – 6,74%    –    Dema – 5,44%     –   Demetrio – 4,40%    –      Damásio – 3,63%     –     Edmilson – 3,63%     –     Nequinho Paulino – 3,11%   –     Luiz Alves – 2,85%    –     Wellington Maia – 2,33%    –     Leda – 1,81%

Sem sombra de dúvidas, o nome que causa mais surpresa é o de Nequinho, que já parecia esquecido politicamente e conseguiu pontuar acima de Wellington e de Leda, que foi muito combatida em resposta pela oposição ferrenha ao Prefeito, mas tornou-se uma verdadeira representante das oposições e até causa espanto que esteja apenas em último lugar.

Uma coisa é certa! pesquisas mostram momentos e locais. O vizinho de quem foi pesquisado pode votar com outro e sua opção não foi levada em conta. Por isso, muita coisa pode mudar. Não esqueçamos dos 51% que não opinaram. São mais da metade do eleitorado.

O que realmente espanta é que do jeito que está, pelo quadro apresentado na pesquisa, teremos muito pouca mudança. É o que já está e o velho que retorna. Continuaremos com os embates politiqueiros, as velhas queixas, os antigos rancores, e a falta de projetos, de ideias, e as mesmas práticas que constam de não fazer praticamente nada em uma sessão semanal e embolsar o gordo salário no fim do mês.

Depois de tudo que passamos nos últimos 4 anos, será se se esperar uma ampla renovação na Câmara, com cabeças novas, com pessoas mais capacitadas, mais antenadas. Uma mudança de 2/3 dos representantes seria de bom tamanho, ou seja, 6 novos Vereadores. Não é isso que indica a pesquisa, mas não custa querer, afinal, é pelo bem de nossa terra.

Vereador tem que dar expediente como qualquer servidor público – e não fazem porque aprovaram leis que não lhes obrigam. Tem que ter metas com a população e apresentar projetos (e não somente requerimentos e dar nome de ruas e título de cidadão). Nós que votamos e colocamos eles lá, temos que exigir isso.

Temos uma população jovem muito numerosa, que vem estudando e se aperfeiçoando dia a dia, que entende e conhece o que é bom e o que realmente conta na hora de representar o povo, de defender os seus direitos. Espera-se que essa parcela jovem e sábia possa fazer a diferença.

A eleição está batendo à porta. Cada um vai decidir segundo as suas convicções, conveniências, obrigações pessoais e familiares… mas pensem também no bem coletivo, no avanço e desenvolvimento da nossa terra. Lembrem-se: quando as coisas estão indo bem na cidade, todos tiram proveito, é bom pra todo mundo.

Para ver toda a pesquisa, clique no link: http://www.portalmidia.net/2012/09/instituto-alfa-divulga-numeros-da-corrida-eleitoral-no-municipio-de-dona-ines-pb/

Geraldo Guilherme, blogueiro, fotógrafo, escritor.

Anúncios

Sobre g. g. carsan

comunicador, escritor, fotógrafo e webdesign
Esse post foi publicado em Política e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s