Chico Neto – de Dona Inês para o Mundo

Caros amigos da Serra,

No fim dos anos 70, início dos 80 quando muitos de vós nem sonhava quão maravilhoso é este Mundo, esta vida, os ventos que cortam e sibilam na Serra já espalhavam e repercutiam os acordes e sons melodiosos do nosso Chico Neto, Netinho, tocando as músicas-cabeça de Raul Seixas (Gitá), Zé Ramalho (Avohai), Milton Nascimento (Nos Bailes da Vida), Gil (Não Chores Mais), Alceu Valença (Morena Tropicana), Caetano (Alegria Alegria), entre tantos outros da MPB e encantando com a sua batida seca nas cordas do violão.

Chico Neto na Festa São Sebastião 2011 - Foto: Guilherme

Na sombra da tarde do armazém de S. Júlio, na calçada da Prefeitura, nas arquibancadas da quadra, na Praça do Obelisco (hoje Pça. Zé Matias), no lajedo iluminado pela Lua Cheia, lá Netinho podia ser encontrado tirando um belo som do seu violão, nas companhias de Marinaldo e Marinésio, Antonio de Zé Nô, Dido, Paulinho Esperidião, Mariano, Antonio de Maneco, Erivaldo, Manoel e Marcondes Cantalice, e tantos outros e também outras.

Era um cara que os mais velhos cunharam de ‘rebelde’, porque tinha um pouco de ‘hippie’ (cabeludo, óculos, cigarros, revolucionário, sonhador). Naqueles dias, Dona Inês era pequena para Netinho e ele foi atrás da realização dos seus sonhos. Travou contato com Elba, Zé Ramalho, Lenine, Chico César, Alceu Valença, lá pras bandas do Rio de Janeiro e aprendeu muito com essa gente de sucesso.

Foi parar em Sampa, hoje em Osasco, onde desenvolve um trabalho junto ao pessoal da 3ª. idade, relacionado ao mundo musical e dali tem saltado para as ondas da mídias, que levam o seu trabalho para onde houver um receptor.

Nos últimos anos, Chico Neto tem encontrado espaço e eco para o seu trabalho musical (Cds e DVDs gravados) e visitado a sua terra, onde se criou, onde tem seus familiares, a grande e importante família Enedino, participando das festividades de São Sebastião e mostrando o seu valor. Em janeiro fez um show solo no Espaço da Juventude. Observando a sua performance, percebemos que se trata de um artista completo com amplo domínio de palco e apresenta uma característica pouco usual: ele incorpora fisicamente a música que executa como se cada acorde, cada batida do violão, cada palavra emanasse do mais profundo do seu âmago.

Agora Chico Neto vai se apresentar num programa da Rede Bandeirantes de Televisão, conforme o convite abaixo:

TERÇA-FEIRA, DIA 09-08-2011, ÀS 22:30 h, A BANDEIRANTES APRESENTARÁ PROGRAMA SOBRE A VIDA DO CANTOR E COMPOSITOR DONAINESENSE – CHICO NETO (NETINHO).

NO PROGRAMA, CHICO NETO FALA DE SUA EXPERIÊNCIA COM
MORADORES DE RUA, COM OS IDOSOS E SUA TRAJETÓRIA NA MÚSICA ATÉ O LANÇAMENTO DE SEU DVD ‘MARÉ MAR’.

CHICO NETO, ATUALMENTE ESTÁ RADICADO EM OSASCO, LOCAL
ONDE TRABALHA COORDENANDO A ORQUESTRA DE VIOLÕES DOS IDOSOS. ALÉM DISSO, CHICO NETO FAZ APRESENTAÇÕES MUSICAIS EM TODO BRASIL, ALCANÇANDO GRANDE SUCESSO DE CRÍTICA E PÚBLICO SELETO.

Desejamos muito sucesso para Chico Neto e que possa retornar sempre a nossa querida Serra, afirmando que é sempre um motivo de orgulho um filho de Dona Inês brilhando no palco da vida.

Geraldo Guilherme, blogueiro, fotógrafo, escritor

About these ads

Sobre ggcarsan

comunicador, fotografo e webdesign
Esse post foi publicado em Cultura na Veia, Em Cartaz e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Chico Neto – de Dona Inês para o Mundo

  1. mariano disse:

    Olá Netinho,
    Tudo bem… Abaixo link do blog de guilherme, no qual ele faz uma matéria sobre vc. o endereço é http://vozdaserra.wordpress.com/

    em breve envio o jornal.

    mariano
    (mensagem enviada por e-mail e reproduzida aqui)

  2. chico neto disse:

    Mariano, obrigado… esta materia é nossa cara, tenho muitas saudades, abraço, chico neto
    ps: o guilherme é de uma boa memoria, fala para ele que fiquei muito feliz .

    (msg. enviada por e-mail e reproduzida aqui)

  3. gera disse:

    Eu que agradeço, Netinho, pois sei o valor que tem um artista, que começa sonhando lá pequenininho e corre atrás dos seus sonhos. Você sempre foi um batalhador, um inconformado com as agruras do nosso povo. Que sirvas de exemplo tanto para os brasileiros que te assistem como para os donainesenses que agora te conhecem melhor.

    Pena que nosso povo ainda não sabe reconhecer isso, mas pode contar com a minha força (pequena) para melhorar estes conceitos, e isso vale para todos os ícones da nossa terra.

    Agora vou para o sofá, pois o programa da Band está para começar. Bom te ver!
    Parabéns por levar o bom nome da nossa querida Serra para os 4 pontos cardeais do Brasil e até para o mundo.

    (consiga uma copia com a Band e coloque no youtube, para podermos ver sempre que possível, e mostrar para quem não pode assistir ao programa)

    • francisco enedino da silva neto. chico neto. netinho disse:

      a bandeirantes e toda equipe de jornalismo estao orgulhosos, ira ter un final deste documentario que ja estar gravado, foi uma das maiores audiencia da bandeirantes o final deste documentario e a coiza mais linda , gulerme eu tanbem fico muito orgulhoso em poder falar para o povo de uma realidade isso me agrada muito, grande e aqule que tem uma leitura de otica como a sua abraço chico neto netinho.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s